Olá, Visitante

Notícias


30/06/2017 11:38

Câmeras Blackmagic são usadas para Streaming subaquática 360

As câmeras Micro Studio 4K foram utilizadas pela produtora de VR, VRTUL, em uma transmissão especial para o programa "Good Morning America", da rede ABC

A Blackmagic Design anunciou que suas câmeras Micro Studio 4K passaram a fazer parte do novo sistema estereoscópico subaquático 360º profissional, o VRTUL Live, que o programa "Good Morning America", da rede americana ABC, usou recentemente para uma transmissão subaquática ao vivo em 360 graus. A transmissão ao vivo, produzida pela produtora especializada em soluções de VR, VRTUL, também fez uso de outros equipamentos da Blackmagic Design incluindo o monitor e gravador Video Assist 4K, o processador de padrões Teranex AV, o Arduino Shield, o deck broadcast HyperDeck Studio 12G, o roteador Smart Videohub 40x40, entre outros.

A transmissão ao vivo em 360 graus transportou os telespectadores para um naufrágio debaixo d'água nas Bahamas durante um mergulho com tubarões, e de acordo com Casey Sapp, cocriador, produtor executivo e supervisor de VR da VRTUL Live, ele e sua equipe tinham apenas 30 dias para levar o rig do conceito à concretização com a ajuda da produtora de VR, da parceira de Nova York 30Ninjas e de Lewis Smithingham.

"Nesse projeto precisávamos transmitir por mais de três horas, enviando o sinal com a costura das câmeras por micro-ondas, com o código final e a taxa de dados adequados para o Facebook Live, para Nova York a partir de um barco atracado a um naufrágio a mais de três quilômetros da costa das Bahamas", ele afirmou. "Tínhamos que ter certeza que havia menos de 10 segundos de latência, para que a transmissão ao vivo correspondesse à própria transmissão do 'Good Morning America'. Além disso, o rig também tinha que ser suficientemente robusto para que os tubarões não mordessem, rasgassem ou virassem ele, mas precisaríamos de uma qualidade de imagem excelente. Era necessário que fosse personalizado.Havia muitos obstáculos, mas sabíamos que desde que trabalhássemos com as câmeras Micro Studio Camera 4K, todo o resto se encaixaria", disse ele.

O rig VRTUL Live utilizou cinco modelos Micro Studio Camera 4K para captar imagens 4K de resolução elevada em 360 graus, e o sinal SDI de cada câmera foi convertido para fibra usando os conversores Mini Converter Optical Fiber 4K e Mini Converter SDI Distribution da Blackmagic Design. No barco, Arduino Shields foram utilizados para ajustar o ganho, obturador e outros controles manuais das câmeras. Também situados no barco, um roteador Smart Videohub 40x40 foi o centro do fluxo de trabalho, recebendo a gradação das cores ao vivo do DaVinci Resolve Studio e a costura dinâmica das imagens pelos engenheiros no set. Um Teranex AV foi usado para a integração do áudio e o processamento do sinal, e um HyperDeck Studio 12G gravou o master. Um monitor Video Assist 4K foi utilizado para testar a alimentação antes de entrarem na água e um Mini Converter Sync Generator também foi usado para o sincronismo de vídeo.

"Precisávamos que cada item no equipamento do fluxo de trabalho fosse compacto, potente e de fácil manuseio. A Micro Studio Camera 4K oferece imagens de alta qualidade em um fator de forma muito compacto com um preço bastante acessível. Você perde resolução debaixo d'água, então de um ponto de vista cinematográfico, precisávamos da resolução 4K da câmera combinada com sua qualidade de imagem impecável", explicou Sapp.

"Os resultados foram excelentes, e a transmissão ao vivo foi uma inovação televisiva para a ABC", concluiu Sapp. "É inovador neste sentido, porque o VR teve que superar o obstáculo de 'estar no meio do caminho' quando combinado com uma transmissão tradicional. Ele não pode comprometer uma transmissão ao vivo; ele deve amplificá-la e suplementá-la. Ficamos entusiasmados que o VRTUL Live estava bem no meio da ação, criando uma colaboração entre dois métodos diferentes de consumo. Também estamos buscando expandir seu uso em aquários, museus, e mais instalações e projetos educacionais e científicos", explicou ele.

Fonte: www.panoramaaudiovisual.com.br
VP Group